PROFISSÃO MAQUIADOR: QUANTO COBRAR POR UMA MAQUIAGEM?

PROFISSÃO MAQUIADOR: QUANTO COBRAR POR UMA MAQUIAGEM?

Quanto vale o seu serviço? Quanto vale a sua maquiagem? Qual é o seu preço? Acho que uma das maiores dúvidas que recebo é justamente esse lance de quanto cobrar por uma maquiagem. Apareceu o trabalho, e o maquiador não sabe muito bem no que deve se basear para cobrar um preço justo por seu serviço. E pensando nisso resolvi montar esse post.

Existem alguns fatores que influenciam no momento de avaliar o preço do serviço, tais como:

1- Quais produtos você trabalha?style=”text-align: justify;”>As marcas influenciam sim neste quesito. Por exemplo: Se na sua case tem produtos da Dior, Lancome, MUFE, Kryolan e por aí vai, você precisa cobrar um preço “X”, pois mesmo que você use em pequenas proporções em suas clientes, a marca gera um certo ” status ” sobre a qualidade do seu trabalho. Outra questão é que o preço da maquiagem deve ser proporcional ao valor do produto. Até porque vai chegar o momento em que ele irá acabar e você precisará repor. Isso não quer dizer que pessoas que fazem o uso de produtos nacionais, de preços medianos não oferecem qualidade em suas maquiagens. Hoje em dia grandes marcas trabalham com linhas variadas, de preços acessíveis e qualidade excepcional.

2- Que tipo de Atendimento você oferece?

Se você possui um diferencial em seu trabalho, certamente isso contará como um fator a mais na hora de estipular um preço. Esse diferencial quem estabelece é você. De repente com a vivência, você acabará percebendo o que poderia fazer de novo, interessante para agregar ao seu atendimento. Tenha em mente que cada vez mais profissionais, capacitados se lançam ao mercado e por esta razão, o diferencial faz-se tão importante.

3- Qual tipo de serviço será contratado?

Se a sua cliente deseja cabelo e maquiagem, é um preço. Se ela deseja apenas um dos serviços é outro. Se haverá mais de uma pessoa para se maquiar ( pode ser um grupo de pessoas por exemplo ) também é um preço diferenciado. Quanto ao tipo de maquiagem: Suponhamos que seja uma maquiagem para madrinha, uma noiva ou de repente um editorial de moda.. cada tipo de maquiagem tem um valor.

4- Aonde será o trabalho?

Caso sua cliente deseje que você vá até ela, é um valor. Se ela mora muito longe de sua residência, é outro valor. Se é em outro estado, você precisará custear não somente o que gastaria com o deslocamento própriamente em si, mas também como hospedagem e alimentação.

5- Assessoramento

Caso sua cliente queira que você faça a assessoria durante o evento, será estipulado um valor pela diária do profissional. Este tipo de serviço é muito solicitado por noivas e debutantes.

6- Adicionais

Caso sua cliente deseje aplicar cílios postiços, é um preço à parte. Se o serviço for um penteado, e a cliente queira colocar adereços no cabelo, como pontos de luz, por exemplo, e você tenha em mãos, isto também conta como adicional. Pois os pertences ficarão com ela.

7- Compare

Faça uma pesquisa de bairro entre salões de beleza, studios fotográficos para saber a média de preços de uma maquiagem. Isso servirá para que você tenha um parâmetro na hora de estipular um preço.

Depois de avaliar esses quesitos com calma, é importante dizer que ” cobrar um preço muito abaixo do mercado ” desvaloriza não somente o seu trabalho, mas toda a classe. Uma vez vi um anúncio de uma maquiagem para noivas, com preço de R$40 e eu fiquei chocada. Não é questão de querer ganhar em cima das pessoas. E sim de cobrar um valor justo sobre o seu trabalho. Baratear o seu serviço é como não reconhecer todo o preparo que você teve para se profissionalizar e todo o investimento que você precisou fazer para montar seu kit de trabalho.

Maquiagem é uma arte. E além de ser arte, é comprometimento e responsabilidade. Por mais que este tipo de trabalho não seja sua fonte de renda principal, deve-se ter um cuidado na hora de montar a tabela de preços. Desmerecer seu talento, seu dom cobrando um valor irrisório dificilmente obterá o reconhecimento merecido. Preciso frisar que não é para cobrar valores exorbitantes. E sim, justos. De acordo com o mercado.

Espero ter ajudado.
Dúvidas, sugestões de pauta sobre essa tag, deixem nos comentários ou então encaminhem para contato:superlindasdicas@Gmail.com

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s